Buscar
  • rotalatariaseacessorios

Fiat Pulse Abarth será prêmio do BBB 22 e pode ter mais detalhes revelados hoje na final da edição


Esportivo será lançado no quarto trimestre e é o primeiro de uma linha Abarth. A marca apresentará mais dois esportivos em 2023 e terá lojas exclusivas

Hoje dia 26/04 um dos 3 finalistas da casa além de 1,5 milhão ganhará também o novo Fiat Pulse Abarth. O lançamento da Fiat foi confirmado e teve suas primeiras imagens reveladas no dia 13/03 quando os participantes do reality foram apresentados ao carro que hoje ganhará um proprietário.


O SUV esportivo foi antecipado pela revista Quatro Rodas com exclusividade em setembro e já nasce icônico por uma série de motivos. Além de marcar o retorno da divisão de esportivos da Fiat, criada por Karl (ou Carlo) Abarth, ao Brasil, mas também por ter sido idealizado e desenvolvido totalmente no Brasil. 


Trata-se do primeiro de três Abarth que serão lançados no Brasil até o fim de 2023. O segundo será o Fastback Abarth, mas o terceiro ainda é uma incógnita.


Na lateral, o destaque vai para as inéditas rodas de liga leve de 17 polegadas com estilo retrô, pintadas de preto com acabamento vermelho mais ao centro. A dupla saída de escape na traseira não será meramente estética.

Em coletiva de imprensa na última sexta-feira (11), o Vice-Presidente Sênior da Fiat para América do Sul, Herlander Zola, destacou a importância do retorno da Abarth para o país. O executivo ainda confirmou que o Pulse Abarth será apenas o primeiro modelo da marca nessa nova fase.


“A Abarth é esportiva na sua essência, é excitante, provocante. É essa combinação que vai gerar valor tanto para a Abarth quanto para a própria Fiat. O Pulse só marca o retorno da Abarth por aqui e podemos esperar outros produtos”, afirmou Zola.


Também está confirmada a data de lançamento do Pulse Abarth: quarto trimestre de 2022. Portanto, a partir de outubro o esportivo já estará em pré-venda, pelo menos. Desde já, porém, uma plataforma digital está disponível para que os interessados recebam informações do modelo. 


Nos próximos meses ainda serão inauguradas concessionárias Abarth. Serão entre 25 e 50 concessionárias em todo Brasil. Elas terão uma identidade visual exclusiva, com o clássico logo com o escorpião estampando (que substituiu todos os logos da Fiat no Pulse Abarth) e com vendedores que passarão por um treinamento especializado. 


A Stellantis abrirá entre 25 e 50 pontos de venda pelo Brasil, que serão alas dedicadas a Abarth dentro de concessionárias Fiat.

A história da marca intimamente ligada a competições também poderá ser conferida no Brasil, que este ano vai abrigar a Fórmula 4, equipada com motores Abarth.


Motor da Fiat Toro

A Fiat não divulgou qualquer detalhe técnico sobre seu SUV esportivo, mas a revista Quatro Rodas já havia revelado o que fará o Pulse Abarth ser tão especial.


Começa pelo motor 1.3 turboflex da família GSE, que já equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Renegade. É um motor de 185 cv e 27,5 kgfm quando com etanol e que estará sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas. Considerando que um Pulse Impetus 1.0 turbo tem 1.237 kg, dá para esperar por um esportivo com relação peso/potência abaixo dos 7 kg/cv. Nada mal: o VW Polo GTS consegue 8,1 kg/cv. 


As capas dos retrovisores são pintadas de vermelho. E no local das luzes auxiliares, a marca desenvolveu duas simulações de entrada de ar na vertical. Os faróis de neblina estão posicionados próximos à tomada de ar.

Por mais que seja um motor conhecido, ele receberá um retrabalho, ainda que eletrônico. Isso porque o comando de válvulas variável MultiAir permite reconfigurar profundamente as respostas e até mesmo o ronco do motor só com programações eletrônicas. O mesmo vale para a direção elétrica, personalizável para oferecer respostas esportivas ao condutor.


Será o esportivo Fiat mais potente desde o Marea Turbo, com seu cinco-cilindros 2.0 turbo de 182 cv. Para destacar estes feitos, receberá modificações na suspensão, com amortecedores, molas e barras estabilizadoras próprias, escape exclusivo para ter ronco mais encorpado e até conjunto de rodas exclusivos, com cinco furos e o escorpião estampado.


Só não mudaram o sistema de freios: ao vivo, no BBB, foi possível notar que o Pulse Abarth tem freios traseiros a tambor e freios a disco apenas na dianteira. Não é uma grande surpresa, pois o SUV cupê Fastback terá o mesmo sistema.


Esta é a primeira vez que um SUV ganha os aprimoramentos e a roupagem da Abarth no mundo. Com o destaque de ter sido um produto desenvolvido diretamente no Brasil.

O que muda no Pulse Abarth?

As fotos dizem ainda mais sobre o novo Pulse Abarth. Aparentemente, a Fiat não quis minimizar a proposta de SUV pintando as molduras das caixas de roda.


As molduras dianteiras têm relevos exclusivos e as traseiras encontram com as coberturas mais encorpadas para o para-choque traseiro. Elas simulam um extrator e dão espaço para a saída de escape dupla verdadeira – os outros Pulse têm saídas falsas – enquanto escondem estreitas faixas traseiras refletivas na parte de cima.


Há uma overdose de logotipos da Abarth na carroceria. Estão na grade, nos para-lamas, no adesivo na base das portas e também por extenso na tampa do porta malas. Chama atenção, também, que o “E” de “Pulse” aparece na cor vermelha.


Já a traseira ganhou lanternas escurecidas e um para-choque todo remodelado, com direito a ponteira dupla de escape e moldura em preto com linhas parecidas, como as do finado e saudoso 500 Abarth.

Eliminaram as barras longitudinais no teto, a antena convencional foi trocada por uma no estilo “barbatana de tubarão”, a capa dos retrovisores têm pintura vermelha e as rodas têm 17 polegadas, são pretas e têm design exclusivo com direito a uma capa plástica que simula o cubo rápido de esportivos e esconde seus cinco furos (os outros Pulse têm quatro furos). Não vai rolar de colocar as rodas originais do Abarth nos Pulse Impetus…


Os retrovisores vermelhos combinam com o friso vermelho na base do para-choque dianteiro exclusivo. Ele tem estreitas tomadas de ar laterais, enquanto os faróis de neblina passam a habitar o prolongamento da tomada de ar inferior.


O Pulse Abarth caprichou no design. Na dianteira, o para-choque é mais robusto, diferente das versões vendidas pela Fiat, ele possui a grade em formato de colmeia com a logo do escorpião no centro.

Repare, também, nos faróis full-led com máscara negra, na grade preta exclusiva e na barra acima dela com acabamento que simula fibra de carbono.


Equipamentos exclusivos do Abarth

A versão esportiva do SUV compacto será a única com freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, equipamentos já presentes nos novos Jeep Compass e Renegade. Também por isso, o Pulse 1.3 turbo terá o mesmo console central elevado do Fiat Fastback, o SUV cupê conhecido dentro da Fiat como Projeto 376.


Flagra do interior do Fiat Fastback revela o novo console com freio de estacionamento por botão FCA Fan Brazil/Instagram

O esportivo também será equipado de série com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e quadro de instrumentos digital com grafismos exclusivos. O preço do esportivo deverá ficar ao redor dos R$ 140.000 de hoje.


História da Abarth no Brasil 

O Fiat Pulse Abarth será o primeiro carro a receber o brasão com escorpião fabricado e também concebido no Brasil.


A Abarth possui mais de 70 anos de história e no Brasil, tivemos uma pitada desse veneno italiano com Fiat Stilo Abarth 2.4 20V, no início do século, e mais recentemente com Fiat 500 Abarth 1.4 T-Jet turbo, em 2014.

A Abarth já teve dois modelos vendidos no país. O Stilo Abarth teve quase 1.000 unidades vendidas entre 2002 e 2007. A versão mais potente do hatch médio era equipada com um motor cinco cilindros 2.4 de 167 cv e 22,8 kgfm. Sua velocidade máxima era de 212 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h era feita em 8,4 segundos.


Já em 2014 foi a vez com o icônico 500 Abarth, que era ainda mais rápido: fazia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O compacto era equipado com o propulsor 1.4 16V Multiar Turbo com 167 cv e 23 kgfm. O design também trazia referência à esportividade da marca, com 16 elementos espalhados pela carroceria e interior do modelo, compondo linhas e contornos exclusivos. 



101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo