Buscar
  • rotalatariaseacessorios

Conheça o carro mais potente do mundo

Lotus Evija possui quatro motores elétricos que entregam quase 2000 cv.

Lotus Evija tem quatro motores elétricos que entregam quase 2000 cv
Mais potente carro de produção no mundo, superesportivo britânico terá 130 unidades e preço de R$ 8 milhões

Quando se imagina um carro de produção com o título de “mais potente do mundo”, logo vem à cabeça um motorzão V12 aspirado ou um turbo com injeção direta e indireta de combustível... Grave engano! O carro de produção mais potente do mundo é elétrico. Isso porque a Lotus apresentou o novo Evija (lê-se Evi-ya), seu superesportivo equipado com nada menos que quatro motores elétricos capazes de entregar uma potência combinada de 1.973 cv e 173,5 kgfm de torque.


O Evija tem um design único, muito diferente de todos os outros carros da Lotus que já foram fabricados

A bateria de íons de lítio de 2.000 kW é montada no centro do veículo – assim como muitos propulsores da fabricante, o que melhora a aerodinâmica e a distribuição de peso – e alimenta os motores elétricos. O alto peso da bateria, aliás, é um dos grandes desafios das montadoras para não deixar o carro mais lento, mas a Lotus usou diversos recursos para deixar o modelo com 1.680 kg, como a estrutura ultraleve de fibra de carbono.


O carro é equipado com supercarregadores que fazem com que a recarga seja feita em apenas 18 minutos

O sistema de vetorização de torque autoajustável pode distribuir a potência em qualquer combinação para duas, três ou quatro rodas, dependendo da necessidade, em frações de segundo. Com essas características combinadas, o Evija acelera de zero a 100 km/h em menos de 3 segundos e pode chegar aos 320 km/h de velocidade máxima, de acordo com dados divulgados pela empresa.


Toda essa potência permite que o carro faça de 0 a 100 Km/h em menos de 3 segundos e atinja 320 Km/h

A autonomia do superesportivo é de até 400 km. O tempo de recarga em supercarregadores de 350 kW é de apenas 12 minutos para 80% da capacidade e 18 minutos para uma carga completa. Suspensão esportiva com amortecedores adaptativos, sistema de freios de carbono-cerâmica e até radiadores para reduzir a temperatura da bateria são alguns dos recursos oferecidos para aqueles que querem usar o elétrico na pista.


Console central flutuante e volante parecido com o de F1 são alguns dos destaques do interior do Evija

Em termos de design, o Evija tem um estilo único, com muitos vincos e reentrâncias, diferente dos demais modelos da Lotus. Entre os destaques estão splitter dianteiro, finos faróis a laser, câmeras no lugar dos retrovisores, carroceria de fibra de carbono, aerofólio ativo e lanternas de LEDs inspiradas em turbinas de aviões caça.


A traseira do carro é bem arrojada e possui lanternas que foram inspiradas nas turbinas dos aviões caça

Por dentro, a cabine é bem futurista, com console central flutuante, painel de instrumentos digital e volante revestido de couro Alcântara que lembra o de carros de Fórmula 1, repleto de comandos como o botão giratório seletor dos modos de condução. Os bancos esportivos de fibra de carbono também são recobertos de Alcântara. Serão produzidas apenas 130 unidades do supercarro, que começam a ser entregues no ano que vem. O preço? A bagatela de 1,7 milhão de libras – quase R$ 8 milhões. As reservas podem ser feitas no site da Lotus mediante um depósito de 250 mil libras, ou R$ 1.170.000.

134 visualizações0 comentário